Welcome,
InícioInício  
  • CalendárioCalendário  
  • Últimas imagensÚltimas imagens  
  • FAQFAQ  
  • ProcurarProcurar  
  • MembrosMembros  
  • GruposGrupos  
  • RegistarRegistar  
  • EntrarEntrar  
  • Últimos assuntos
    » Joguinho - Pega na cama ou joga na lama?
    por Kristhyne Yoon Hoje à(s) 3:35 pm

    » Flood
    por Kristhyne Yoon Hoje à(s) 3:27 pm

    » Abertura de Conta
    por Ravena Elena diMartini Hoje à(s) 3:20 pm

    » Testes
    por Daemon Marshall Sparrow Hoje à(s) 1:26 pm

    » Buscas
    por Helena Von Hoffmann Ontem à(s) 4:53 pm

    » Dados
    por Wandless Ontem à(s) 2:36 pm

    » Famílias e Registro
    por Wandless Qui maio 16, 2024 9:44 am

    » [Missão One-Post] Reflections of Fear
    por Somnis Dom maio 12, 2024 12:53 pm

    » [Livre] VAI DAR NAMORO?
    por Fabián Ruiz Peña Qua maio 08, 2024 1:37 pm

    » [Missão] Family Day
    por Holly Salazar Sex maio 03, 2024 9:23 pm

    » [Restrito] O silêncio involuntário
    por Sacrificial Sex maio 03, 2024 11:19 am

    » Residência e Itens
    por Wandless Qui maio 02, 2024 9:53 pm

    » [Missão One-Post] Fofoca? Aceito!
    por Sacrificial Qui maio 02, 2024 8:47 pm

    » [Missão One-Post] Rumor
    por Accolon Cerdic du Lac Qua maio 01, 2024 2:59 pm

    » [Missão One-Post] Void
    por Anna Heinzbärtten Ter Abr 30, 2024 12:56 pm

    » Duelos
    por Wandless Sáb Abr 27, 2024 6:46 pm

    » Guia de Avaliação
    por Wandless Qua Abr 24, 2024 5:43 pm

    » [Missão One-Post] Trick the Trickster
    por Bart Ravinstill Seg Abr 22, 2024 9:11 am

    » Praça Central
    por Sophia Antonoff Kingsley Dom Abr 21, 2024 12:32 pm

    » Perícias
    por Wandless Sáb Abr 20, 2024 5:08 pm

    » [Missão One-Post] Runaway
    por Anna Heinzbärtten Qui Abr 18, 2024 10:29 pm

    » Sistema de Mestre-Aprendiz
    por Wandless Qua Abr 17, 2024 2:38 pm

    » Lista de Feitiços
    por Wandless Sáb Abr 06, 2024 8:55 pm

    » Mochila e Baú
    por Wandless Qua Mar 27, 2024 9:35 pm

    » Obtenção de Moradia
    por Wandless Ter Mar 19, 2024 2:22 pm

    1200 935 885 1175
    1874, Novembro 6ºC Frio
    Fases da lua
    Lua Minguante 03 > 09Lua Crescente 10 > 16Lua Cheia 17 > 23Lua Nova 24 > 02

    Wandless
    1156

    Qua Jan 03, 2024 9:59 am
    Feitiços
    Compreendendo a magia como muito mais do que um gesto de varinha e uma série de palavras no latim, em Wandless os feitiços possuem uma série de divisões, como pode ser visto na lista de feitiços. Para sermos justos, começando todos do mesmo pressuposto, este tópico tem como principal objetivo detalhar, revisar e explicar cada uma das "tags" disponíveis — e já demonstradas no link anterior. Bem como quem irá possuir acesso a tais feitiços.

    1. Ano e Natureza
    Todo aluno de Hogwarts tem contato direto com uma grande variedade de feitiços compatíveis com o nível de magia esperado para sua idade. Do primeiro ao sétimo, a dificuldade aumenta gradualmente, bem como a força dos feitiços e a concentração, foco e destreza exigidas para que este seja lançado. Assim, claro, a primeira e mais tradicional categoria não poderia ser outra que não está.

    Entretanto, vale lembrar que aqui a divisão por anos não é completamente excludente, tampouco se torna automaticamente liberada para uso. Afinal, cada feitiço existente em Wandless também é categorizado como Nato ou Obtível e, portanto, não possuem todos uma mesma natureza. Pode parecer complicado, mas, na verdade, é algo exuberantemente simples:

    Os feitiços Natos, como o nome pode sugerir, são aqueles que qualquer bruxo de idade ou ano compatível adquirem automaticamente, tornando-se uma base para a prática mágica e para a própria vida da sociedade bruxa. Accio, Aberto, Alohomora, Lumus e Nox, por exemplo, são cartas na manga de qualquer criança mágica com idade mínima para Hogwarts e, ao mesmo tempo, acompanham toda a trajetória de um bruxo ou bruxa competente. São ensinados na escola ao longo das aulas, estão presentes nos livros obrigatórios da grade curricular e facilmente encontrados por qualquer canto. Assim, enquanto feitiços básicos e de fácil acesso, se aglomeram na vertente de natureza "Natos", sendo recebidos assim que o indivíduo alcança o ano necessário para lançá-lo.

    Por outro lado, Bamboé, Ebulio e outras azarações, serão dificilmente repassadas pelos professores ao longo do letivo. Seu aprendizado depende da boa vontade do próprio bruxo em procurá-las, apesar de não serem magias complexas. O tipo de coisa que se aprende pelos corredores de Hogwarts, entre conversas sussurradas ou conflitos entre jovens, ou mesmo em livros específicos e disponibilizados nas lojas dos vilarejos, jamais colocados na grade letiva. Estes, os "Obtíveis", não vêm automaticamente para bruxo algum. É preciso algum esforço para conquistá-los e, portanto, não são de conhecimento geral. Para conseguí-los, existe uma exigência de ao menos uma interação (rp, diy, treino, interação ou postagem) contendo a trajetória da aprendizagem e, claro, sua execução prática.

    Assim, todo bruxo e bruxa, além dos feitiços Natos do próprio ano, também pode acumular por letivo um valor equivalente a 10 + (Inteligência/2) em feitiços obtíveis. No último caso, também é possível aprender os feitiços de até um ano superior ao que cursa no momento. Tal regra, no entanto, só se aplica a estudantes.

    Ou seja, os alunos obtem de forma automática todos os feitiços natos correspondente aos anos que cursaram em Hogwarts, incluindo os do ano atual. Ao ingressarem no 1º ano os alunos precisam obter todos os feitiços classificados como obtiveis na listagem de feitiços, por exemplo. Seguindo a tabela:


    Ano InicialNatoObtível
    1º ano-
    2º ano1º e 2º1º ano
    3º ano1º, 2º e 3º1º e 2º
    4º ano1º, 2º, 3º e 4º1º, 2º e 3º


    Ou seja, ao iniciar no 3º ano o aluno terá acesso a lista de feitiços natos do próprio ano e anos anteriores, bem como os feitiços obtiveis do 1º e 2º ano. Ao passar de ano dentro do fórum e continuar a sua evoluação o jogador irá apenas obter os feitiços natos referentes a cada ano. Ou seja, a bonificação de acesso os feitiços obtiveis de outros anos é apenas inicial. Por exemplo, um aluno que entrou no 4º ano (natos do 1º ao 4º ano; obtiveis do 1º ao 3º), ao passar para o 5º ano irá ter os feitiços natos referentes ao quinto ano, mas não irá obter os feitiços obtiveis do 4º ano, já que estes, bem como os do 5º e assim sucessivamente, devem ser obtidos dentro do fórum.

    2. Tipos de Magia
    É notável que existem diversos tipos de feitiçaria e variadas funções, assim como intenções. Por isso, foi concebido um sistema no qual os feitiços são divididos em cinco (5) categorias, facilitando a catalogação das centenas de feitiços presentes em Wandless e, também, seu entendimento. Atualmente, os tipos de magia são: feitiços ofensivos, feitiços de cura, feitiços abjuração, encantamentos e feitiços de transmutação. Um único feitiço pode ter apenas uma única classificação e essas já vêm incluídas na listagem oficial de feitiços.

    Descrição dos Tipos de Feitiço:

    3. Facilidade
    A facilidade de um feitiço é determinada conforme sua dificuldade. Logo existem quatro classificações: fácil, mediano, avançado e complexo. Os feitiços fáceis e medianos são aqueles que maiorias dos alunos e adultos são capazes de fazer uso, como o Accio, Bamboé e Estupore. Tais feitiços, por serem de uma menor complexidade podem ser treinados em grupos. Já os feitiços avançados são aqueles que os bruxos precisam de um maior preparo ou compreensão do encantamento para serem capazes de utiliza-lo. E, por fim, os feitiços complexos que são os que mais demadam cuidado e preparo do um bruxo, sendo dificeis em sua essência, exigindo detalhes especificos como o caso do feitiço do patrono, que demanda uma memória feliz forte o suficiente ou o caso do crucio onde deve-se querer verdadeiramente machucar alguém.

    Conforme a classificação os feitiços podem ser treinados separadamente ou em conjunto, seguindo a tabela:


    ClassificaçãoQuantidade por treino
    Fácil3 feitiço por treino/DIY
    Mediano2 feitiços por treino/DIY
    Avançado1 feitiço por treino/DIY
    Complexo1 feitiço por treino/DIY

    *É possível treinar um feitiço fácil e um feitiço mediano em um único treino/DIY, respeitando a quantidade da classificação mediano.

    4. Detalhamento
    O detalhamento, de maneira geral, retrata aspectos mais específicos daquele feitiço, dispostos entre as classificações "verbalidade" e "uso da varinha". Cada feitiço, segundo sua particularidade e complexidade, pode apresentar diferentes configurações de detalhamento. Ele pode ser verbal ou não verbal e necessitar ou não do uso da varinha. Informações aparentemente simples, mas que podem ser úteis no dia a dia e nos treinos de magia.

    Por exemplo, o feitiço Bombarda Maxima está dentro da tag "Com Varinha", isso significa que o feitiço só poderá ser utilizado se o individuo estiver portando sua varinha. O feitiço Fogomaldito, por exemplo, está marcado como "Verbal" logo ele só irá produzir efeito ao ser utilizado de forma verbal.

    Adultos
    Enquanto as regras anteriores, relacionada ao ano, bem como feitiço Nato e Obtível, não se aplicam aos adultos (ou seja, aqueles que já concluíram seus anos de estudo), a presença das tags ainda é geral. Os adultos possuem acesso a todos os feitiços referente aos anos escolares, ou seja, do 1º ao 7º, independente da classificação. Porém, os feitiços classificados como "Demais Feitiços" precisam ser adquiridos pelos adultos. É preciso algum esforço para conquistá-los e, portanto, não são de conhecimento geral. Para conseguí-los, existe uma exigência de ao menos uma interação (rp, diy, treino, interação ou postagem) contendo a trajetória da aprendizagem e, claro, sua execução prática. Os adultos não possuam qualquer limitação em relação à quantidade de feitiços que podem obter como os estudantes, porém só podem treinar e estudar até dois feitiços por rp, treino, interação, etc. Desde que ambos os feitiços não sejam complexos. E o que seria um feitiço complexo? Feitiços como Crucio, Fogomaldito e Cave Inimicum são complexos, por demandarem bastante poder mágico do bruxo, bem como uma boa concentração. Enquanto Brachiabindo e Flagelum são considerados mais simples.

    O conteúdo da postagem de obtenção do feitiço poderá ser conforme desejo do usuário, ocorrendo como flashback, bem como sendo presumido que o individuo conseguiu realizar o encantamento. O importante é que exista um conteúdo relacionado ao aprendizado do mesmo.
    — Draco Dormiens Nunquam Titillandus —
    Wandless
    Mensagens :
    1156
    Wandless
    1156

    Sáb Fev 03, 2024 9:05 pm
    Rituais
    A força mágica notável, obtida por meio de rituais e sacrifícios, remonta à antiguidade. Uma época onde a única maneira de canalizar e utilizar a magia se dava via ritos e símbolos, tão antigos quanto o mundo. Os rituais se estabeleceram como uma parte essencial da cultura bruxa. Refinando-se e assumindo novas características e pedidos com o passar dos anos, ainda respeitando a época do ano e o tipo de sacrifício, se necessário. As famílias antigas, em especial aquelas que nunca misturaram seu sangue aos de pessoas sem magia, mantinham rituais e sacrifícios próprios, modificados e criados por antepassados. Suas piras cerimoniais mantidas trancadas, abertas apenas para quem possuía o sangue familiar e herança mágica. Para os menos afortunados com uma herança familiar que permita ritos atrás de portas fechadas, existem rituais públicos, realizados em locais abertos, desde que os participantes possuam os requisitos para integrá-los ou assistir aos mesmos.

    Os rituais, sobretudo os com um aspecto menos digerível, foram classificados como magia das trevas, mas sua frequência permanece, ocorrendo diante de portas fechadas.

    • É considerado que os rituais permanecem ocorrendo, porém, muitos assumiram um aspecto privado e é propagado sobretudo como um legado familiar. Os demais rituais e sacrifícios foram atrelados a datas e ocorrem de maneira superficial, sem qualquer poder mágico genuíno.

    • Os rituais podem ocorrer para os mais diversos fins, como o ritual de ressurreição do Voldemort, que lhe deu um corpo (e ocorreu em proximidade ao solstício de verão).

    • A criação de rituais deverá obedecer às normas de criações.

    Datas

    Samhain
    Descrição: A tradição sacrificial de oferecer seu corpo, seu sangue e mente como o fermento do renascer marca o Samhain. Trazendo a escuridão e aproximando a morte da vida, trazendo de volta tudo aquilo que já não pertence ao dia, a luz. É efetivamente o primeiro ritual da roda, abrindo e fechando o ciclo de celebrações. Os rituais que podem ser realizados referente ao Samhain, devem ser feitos nos dias 31 de outubro ou 1º de novembro. Não é recomendado a realização de qualquer outro tipo de ritual/sacrifício além dos relacionados a data.
    On-game: Outubro e novembro.
    Rituais: Ritual de renovação, ritual de renascimento, ritual para revelar o futuro, ritual de passagem (para guiar mortos recentes), ritual de honra aos mortos e ritual de despertar.

    Litha
    Descrição: O Solstício de verão é o momento em que o sol atinge a sua maior declinação, tornando o dia mais longo que a noite. Os rituais e sacrifícios atrelados a essa data remetem ao fogo, purificação, fertilidade e saúde. Sendo considerado para os bruxos um dos mais sagrados do ano, considerado o dia para reverenciar o sol e as forças mágicas naturais, bem como feitiços com teor elemental. Todos rituais realizados em tal dia devem ser feitos ao nascer ou poente do sol, em megalitos da terra. Durante o solstício diversos ingredientes e ervas, utilizados em poções e rituais, são colhidas, diante do potencial natural gerado.
    On-game: Junho.
    Rituais: Ritual de poder de cura, renovação, vitalidade, expansão, integração e conexão com a própria magia.

    Imbolc
    Descrição: Ocorre no pico do inverno, onde a terra experimenta o seu momento mais frio. A palavra Imbolc significa leite, por ser o período onde as ovelhas, vacas e cabras entram no período de maior lactação. É celebrado entre os bruxos como um momento de morte, bem como renascimento e passagem para iniciar o novo. Também bastante associado aos laços familiares e ao crescimento e saúde das crianças.
    On-game: Fevereiro.
    Rituais: Ritual do fogo, do crescimento, da luz, da fertilidade, dos novos começos, da abertura de caminhos. Rituais envolvendo a prosperidade familiar, nutrição infantil, vida, conhecimento e sabedoria.

    Mabon
    Descrição: Também conhecido como equinócio de outono, é onde se comemora a segunda colheita. O dia e a noite se tornam iguais, fazendo com que as sombras aumentem, revelando as faces sombrias.
    On-game: Setembro.
    Rituais: Rituais relacionados ao equilíbrio, cura e energia. Também ao que está oculto.

    Beltane
    Descrição: A primavera cede lugar ao verão. Consiste na união entre os opostos, o que atrai efetivamente o amor, fertilidade e vida, também sendo chamado de ritual do fogo.
    On-game: Maio.
    Rituais: Rituais referentes a fertilidade, união, amor e vida.

    Jól
    Descrição: Também conhecido como Yule, o solstício de inverno, celebrado entre 20 e 25 de dezembro é a marca do pico do inverno, com a noite mais longa. É o início de um momento de maior quietude e introspecção.
    On-game: Dezembro.
    Rituais: Rituais para atrair mudanças, manter e preservar as forças, proteção, prosperidade.

    Lughnasadh
    Descrição: Também conhecido como Luganash ou Lammas, é o dia onde é celebrada a colheita e o alimento.
    On-game: Agosto.
    Rituais: Prosperidade e alimento.

    Ostara
    Descrição: O rito de Ostara celebra o despertar da vida na terra, após os meses de inverno. O equinócio de primavera, também conhecido como rito de Ostara, é uma data fortemente associada à fertilidade, já que traz o redespertar da terra. Em tal ocasião, a noite e o dia tem igual duração. Sendo um momento de equilíbrio perfeito entre as energias do sol e lua, dia e noite, bem como masculino e feminino, yin e yang. Liga-se fortemente a rituais que buscam afastar dificuldades e semear a harmonia.
    On-game: Março.
    Rituais: Ritual de renovação, fertilidade (relacionado a crianças, bebês) e alegria.
    — Draco Dormiens Nunquam Titillandus —
    Wandless
    Mensagens :
    1156
     
    Não podes responder a tópicos