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Perícias
Perícias são, como seu nome se explica, as habilidades do personagem, indicando exatamente o que ele é mestre e o que ele não é tão bom, criando-se assim um aspecto humanizado aos personagens que, narrativamente, podem ser bons em tudo conforme o exigido. De maneira que, com as perícias, a apropriação de ser bom em tudo se torna apenas verídica se o personagem possuir as perícias necessárias.
Cada perícia pode ser desenvolvida de maneiras diferentes, as perícias físicas e perícias com armas e escudos são desenvolvidas mediante treinamentos, DIY e entre outros, por exemplo. Sendo que as mesmas apresentam um bônus conforme os atributos. Ou seja, se um personagem possui o atributo força bem upado, ele terá uma maior facilidade para manusear armas, bem como lutar. Logo, existe uma relação direta das perícias com os atributos.
Níveis e Pontos
Cada perícia, ao ser associada a um personagem, irá apresentar uma porcentagem inicial e irá evoluir conforme treinamento.
5%: Em tal nível o indivíduo é incapaz de realizar o manuseio e/ou atividade bem, sendo terrível e apresentando um potencial de risco para si.
15%: Há um pequeno avanço e melhoria, mas realizar o manuseio e/ou atividade ainda é um problema, possuindo falta de jeito e dificuldade.
25%: O individuo se torna capaz de manusear e/ou praticar a atividade sem oferecer riscos a si, ou aos demais, porém ainda há bastante trabalho a ser feito.
35%: Há uma melhoria significativa, porém o indivíduo ainda não é hábil no manuseamento.
50%: As habilidades com o manuseio e/ou atividade se tornam mais assertivas, mas ainda há um grande espaço para melhorias.
65%: Em tal nível o individuo é capaz de realizar o manuseio e/ou atividade com maior facilidade e menos chances de erros, porém ainda é capaz de cometer erros.
75%: O indivíduo é capaz de aplicar suas habilidades, manuseio e/ou atividade com naturalidade, mesmo que ainda não seja perfeitamente habilidoso.
85%: Há uma melhora notável, mas ainda há espaço para aprimorar as habilidades.
95%: O individuo é apto e tem uma execução que beira a perfeição.
100%: Em tal nível o indivíduo torna-se mestre.
Atributos
Os atributos estão ligados as perícias, já que eles representam, as facilidades e inclinações naturais de um indivíduo para com aquela perícia em específico. De forma que, ao ter um atributo bem upado, o individuo pode diminuir a quantidade de postagens necessárias para masterizar uma perícia. Lembrando que em casos onde a perícia cita dois ou mais atributos, o bônus não será acumulativo. Ou seja, se a perícia cita força e agilidade, só será levado em consideração o atributo com maior pontuação.
O bônus que o atributo oferece pode ser obtido mais de uma vez e em múltiplas perícias, desde que seja aplicável. No entanto, em uma única perícia só pode ser utilizado uma vez, conforme o nível. Por exemplo, se um indivíduo possuir 25 no atributo inteligência e deseje upar a perícia de Pesquisa ele pode diminuir até quatro posts, desde que seja acima da % referida.
Evoluindo e Desenvolvendo
A obtenção e evolução de perícias ocorre por meio de postagens, desde DIY até interações, validando também treinos, missões fixas, missões one-posts ou RPs, a depender do que é especificado no quesito "desenvolvimento" de cada uma delas. Vale lembrar que cada atividade avaliativa, porém, resultará em apenas um ponto de perícia, assim como uma mesma RP, independente do número de postagens, também renderá como apenas um ponto de uma única perícia de escolha do jogador. Todas as perícias possuem uma quantidade de Pontos de Perícia para serem obtidas e evoluídas, conforme a tabela.
PP: Ponto de Perícia
Distribuição Inicial
Diferente dos atributos, que evoluem conforme os níveis, as perícias são evoluídas conforme postagem e, levando-se em consideração que existem personagens com diferentes idades, assim como diferentes espécies, os adultos possuem uma quantidade de periciais inicias para escolherem, conforme a espécie. Enquanto os alunos e crianças devem desenvolvê-las.
A atualização e obtenção das perícias deve ser, obrigatoriamente, realizada na Atualização de Ficha.
Adultos Bruxos
Uma perícia em 50%; Duas perícias em 35% e uma em 15% (ou duas com 5%).
Adultos Meio-Criatura
Uma perícia em 50%; Duas perícias em 35% e duas em 15% (ou duas com 5%).
Adultos Criatura
Uma perícia em 50%; Duas perícias em 35% e duas em 15% (ou três com 5%).
Os valores não podem ser fracionados ou redistribuídos.
Cada perícia pode ser desenvolvida de maneiras diferentes, as perícias físicas e perícias com armas e escudos são desenvolvidas mediante treinamentos, DIY e entre outros, por exemplo. Sendo que as mesmas apresentam um bônus conforme os atributos. Ou seja, se um personagem possui o atributo força bem upado, ele terá uma maior facilidade para manusear armas, bem como lutar. Logo, existe uma relação direta das perícias com os atributos.
Cada perícia, ao ser associada a um personagem, irá apresentar uma porcentagem inicial e irá evoluir conforme treinamento.
Os atributos estão ligados as perícias, já que eles representam, as facilidades e inclinações naturais de um indivíduo para com aquela perícia em específico. De forma que, ao ter um atributo bem upado, o individuo pode diminuir a quantidade de postagens necessárias para masterizar uma perícia. Lembrando que em casos onde a perícia cita dois ou mais atributos, o bônus não será acumulativo. Ou seja, se a perícia cita força e agilidade, só será levado em consideração o atributo com maior pontuação.
Pontos nos AtributosPosts
5-
10-1 post (a partir de 35%)
15-
20-1 post (a partir de 50%)
25-2 posts (a partir de 85%)
5-
10-1 post (a partir de 35%)
15-
20-1 post (a partir de 50%)
25-2 posts (a partir de 85%)
O bônus que o atributo oferece pode ser obtido mais de uma vez e em múltiplas perícias, desde que seja aplicável. No entanto, em uma única perícia só pode ser utilizado uma vez, conforme o nível. Por exemplo, se um indivíduo possuir 25 no atributo inteligência e deseje upar a perícia de Pesquisa ele pode diminuir até quatro posts, desde que seja acima da % referida.
A obtenção e evolução de perícias ocorre por meio de postagens, desde DIY até interações, validando também treinos, missões fixas, missões one-posts ou RPs, a depender do que é especificado no quesito "desenvolvimento" de cada uma delas. Vale lembrar que cada atividade avaliativa, porém, resultará em apenas um ponto de perícia, assim como uma mesma RP, independente do número de postagens, também renderá como apenas um ponto de uma única perícia de escolha do jogador. Todas as perícias possuem uma quantidade de Pontos de Perícia para serem obtidas e evoluídas, conforme a tabela.
PP: Ponto de Perícia
Obtenção e % das períciasPosts
5%1 PP
15%1 PP
25%2 PP
35%2 PP
50%3 PP
65%3 PP
75%3 PP
85%4 PP
95%4 PP
100%5 PP
5%1 PP
15%1 PP
25%2 PP
35%2 PP
50%3 PP
65%3 PP
75%3 PP
85%4 PP
95%4 PP
100%5 PP
Diferente dos atributos, que evoluem conforme os níveis, as perícias são evoluídas conforme postagem e, levando-se em consideração que existem personagens com diferentes idades, assim como diferentes espécies, os adultos possuem uma quantidade de periciais inicias para escolherem, conforme a espécie. Enquanto os alunos e crianças devem desenvolvê-las.
A atualização e obtenção das perícias deve ser, obrigatoriamente, realizada na Atualização de Ficha.
Uma perícia em 50%; Duas perícias em 35% e uma em 15% (ou duas com 5%).
Uma perícia em 50%; Duas perícias em 35% e duas em 15% (ou duas com 5%).
Uma perícia em 50%; Duas perícias em 35% e duas em 15% (ou três com 5%).
Os valores não podem ser fracionados ou redistribuídos.
— Draco Dormiens Nunquam Titillandus —
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Perícias
Refere-se a tudo o que é físico e com o peso do próprio corpo, indo de luta até a possibilidade se desviar e passar despercebido.
Perícia: Atletismo
O que é: Habilidade de escalar, correr, desviar de obstáculos grandes.
Como upar: Treinos, missões, DIY.
Atributos: Agilidade.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Atletismo
Descrição: Consiste na habilidade de escalar, correr, bem como desviar de obstáculos grandes.
Bônus: 5% de chance a mais de desvios. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Perícia: Combate
O que é: Habilidade de brigar sem armas.
Como upar: Treinos, missões, DIY.
Atributos: Força e Constituição.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Combate
Descrição: Consiste na habilidade de brigar com os punhos, seja seguindo um modelo de luta especifico ou não.
Bônus: 5% de dano a mais ao brigar sem armas. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Perícia: Furtividade
O que é: Habilidade de passar despercebido e mover-se de acordo.
Como upar: Treinos, missões, DIY.
Atributos: Agilidade e Sabedoria.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Furtividade
Descrição: É a habilidade de não ser notado, passando despercebido e se movimentando conforme.
Bônus: 5% de chance de não ser percebido. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Perícia: Natação
O que é: Habilidade de entrar em corpos de água de conseguir percorrer distâncias, boiar e mergulhar sem se afogar.
Como upar: Treinos, missões, DIY.
Atributos: Constituição e Força.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Natação
Descrição: É habilidade de conseguir nadar sem se afogar, bem como nadar contra a correnteza e relacionados.
Bônus: 5% de chance de conseguir atravessar corpos d’água. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Referem-se a toda e qualquer habilidade de intelecto, bem como de influência sobre os demais.
Perícia: Lábia
O que é: Habilidade de usar palavras ou argumentos de forma astuta, com o intuito de enganar, manipular ou convencer alguém de algo.
Como upar: Treinos, missões, DIY e interações.
Atributos: Carisma e Graça.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Lábia
Descrição: É a habilidade de usar as palavras e argumentos de forma astuta, com a intenção de enganar, manipular ou convencer os outros.
Bônus: 5% de chance de convencer alguém. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Perícia: Estratégia
O que é: Habilidade de desenvolver e implementar planos eficazes para atingir objetivos específicos, em uma abordagem metódica e adaptativa ao ambiente.
Como upar: Treinos, missões, DIY e interações.
Atributos: Sabedoria e Inteligência.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Estratégia
Descrição: Habilidade de desenvolver, bem como implementar, planos.
Bônus: 5% de chance de ter sucesso em planos. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Perícia: Pesquisa
O que é: Habilidade de conduzir investigações, coletar informações, analisar dados e adquirir conhecimento em um determinada área e/ou assunto.
Como upar: Treinos, missões, DIY e interações.
Atributos: Inteligência.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Pesquisa
Descrição: Habilidade de conduzir investigações, coletar informações, analisar dados e adquirir conhecimento em um determinada área e/ou assunto.
Bônus: 5% de chance de coletar informações. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
São de utilidade notável e essencial para que o individuo sobreviva em qualquer ambiente adverso, aprendendo todo o tipo de arte que envolve manter-se vivo.
Perícia: Caça
O que é: Habilidade de derrubar e abater animais.
Como upar: Treinos, missões, DIY.
Atributos: Força, Agilidade, Sabedoria e Inteligência.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Caça
Descrição: Habilidade de derrubar e abater animais, assim como de seguir os rastros.
Bônus: 5% de chance de caçar com sucesso. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Perícia: Herbalismo
O que é: Habilidade de identificar plantas e venenos, bem como compreender os seus efeitos e usos.
Como upar: Treinos, missões, DIY e área de criação.
Atributos: Inteligência e Sabedoria.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Herbalismo
Descrição: Habilidade de identificar plantas e venenos, bem como compreender os seus efeitos e usos.
Bônus: 5% em identificação de plantas e venenos. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Perícia: Rastreio
O que é: Habilidade de buscar sinal e detalhes de algo ou alguém, seguindo um rastro deixado.
Como upar: Treinos, missões, DIY.
Atributos: Sabedoria, Inteligência e Agilidade.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Rastreio
Descrição: Habilidade de buscar sinal e detalhes de algo ou alguém, seguindo um rastro deixado.
Bônus: 5% de chance de rastear. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Perícia: Furtar
O que é: Habilidade referente a obter objetos e itens sem ser notado ou sem alertar o dono.
Como upar: Treinos, missões, DIY.
Atributos: Sabedoria, Agilidade e Concentração.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Furto
Descrição: Habilidade referente a obter objetos e itens sem ser notado ou sem alertar o dono.
Bônus: 5% de chance de roubar sem alertar. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Perícia: Escapismo
O que é: Habilidade de se libertar de algemas, cordas e outras restrições.
Como upar: Treinos, missões, DIY.
Atributos: Sabedoria, Concentração e Agilidade.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Escapismo
Descrição: Habilidade de se libertar de algemas, cordas e outras restrições.
Bônus: 5% de chance de conseguir se libertar. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Relacionam-se com toda e qualquer atividade manual ou referente a um cuidado com o outro. Sendo diretamente aplicada aos trabalhos e ofícios.
Perícia: Cura
O que é: Habilidade de auxiliar na recuperação de um indivíduo, compreendendo suas necessidades.
Como upar: Treinos, missões, DIY e interações.
Atributos: Sabedoria e Inteligência.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Cura
Descrição: Habilidade de auxiliar na recuperação de um indivíduo, compreendendo suas necessidades.
Bônus: 5% de eficiência em cura. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Perícia: Forja
O que é: Habilidade de fabricar itens e utensílios de metal e/ou outras ligas, bem como moldá-las e entre outros.
Como upar: DIY e área de criação.
Atributos: Força, Concentração e Inteligência.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Forja
Descrição:
Bônus: 5% de eficiência ao forjar. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Perícia: Alquimia
O que é: Habilidade de produzir e fabricar itens alquímicos, bem como compreender seus efeitos.
Como upar: DIY e área de criação.
Atributos: Concentração e Inteligência.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Alquimia
Descrição: Habilidade de produzir e fabricar itens alquímicos, bem como compreender seus efeitos.
Bônus: 5% de bônus em criações alquímicas. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Perícia: Artes manuais
O que é: Habilidade de fabricar itens com as mãos, como realização do crochê, costura, fabricação de varinhas, etc.
Como upar: DIY e área de criação.
Atributos: Concentração.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Artes Manuais
Descrição: Habilidade de fabricar itens com as mãos, como realização do crochê, costura, fabricação de varinhas, etc.
Bônus: 5% de bônus em criações manuais. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Perícia: Pocionista
O que é: Habilidade de fabricar poções com efeitos para o indivíduo que a ingere.
Como upar: DIY e área de criação.
Atributos: Concentração e Sabedoria.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Pocionista
Descrição: Habilidade de fabricar poções com efeitos para o indivíduo que a ingere.
Bônus: 5% de bônus em criações. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
Perícia: Entretenimento
O que é: Habilidade de entreter os demais, seja com canto, dança ou outros.
Como upar: Treinos, missões, DIY e interações.
Atributos: Sabedoria e Carisma.
- Perícia:
- Nome: Perícia em Entretenimento
Descrição: Habilidade de entreter os demais, seja com canto, dança ou outros.
Bônus: 5% de chance de provocar distração. 0/1 post.
Gasto: Nenhum.
Dano: Nenhum.
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