Wandless
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Reputação
Em Wandless existe reputação, que consiste na consequência das ações do indivíduo, seja negativa, positiva ou neutra. De modo que, um personagem com reputação negativa, será conhecido por suas ações más. Embora possa ter uma série de situações, onde, por exemplo, um criminoso possua reputação negativa, mas não se conhece a sua verdadeira fisionomia, logo não há reações negativas ao vê-lo. Da mesma forma, a reputação fornece o suporte necessário para que um personagem consiga acessar determinados empregos, organizações ou tenha acesso a determinados locais.
Reputação
É necessário imaginar que a reputação seja como uma barra e, essa barra irá, pender para um lado ou para o outro, mesmo na neutralidade.
Reputação neutra é aquela em que as pessoas veem o personagem como alguém que não se destaca por suas ações. Que os demais não tem uma opinião e também não se espera que o personagem aja de determinada maneira. A neutralidade se manifesta também na recusa de dar opiniões. É possível, dentro da neutralidade, pender para um lado ou para o outro.
Reputação positiva é obtida através da tomada de ações vistas como positivas, agindo muitas vezes para o bem dos outros, podendo ter efeito imediato ou futuro. Indivíduos com reputação positiva são esperados par agirem para defender os demais ou tomar partidos claros.
Reputação negativa pode ser obtida através da realização de ações que afetam negativamente uma pessoa, comunidade ou ambiente. Ao contrário da reputação positiva, não há expectativas sociais para a reputação negativa, mas há bastante desconfiança.
Logo, a reputação é como o personagem é visto e enxergado através dos olhos das outras pessoas. O que depende exclusivamente das ações tomadas pelo personagem, independentemente de tais ações serem compatíveis com a mentalidade do personagem ou não. Por exemplo, Tom Riddle em Hogwarts facilmente teria uma reputação positiva, sendo aluno, modelo e monitor, mesmo que em sua mente estivesse manipulando todos a sua volta e estabelecendo apenas conexões. Em tal situação destaca-se que, mesmo em tal época, Dumbledore já nutria desconfianças por Tom Riddle. Ou seja, independente da reputação de um personagem, é possível nutrir sentimentos próprios em relação a ele, desde que seja algo baseado em game-on. Logo, seria considerado meta-game se um personagem desgostasse de outro, apenas por conta dos pensamentos e desejos que o personagem expressa mentalmente em seus posts e não houvesse meios de ter acesso a tais pensamentos.
Pontuação
Todo personagem inicia com a reputação igual a +0 / -0, concebida como a reputação verdadeiramente neutra.
Os valores irão acumular constantemente, se um personagem obtiver +15 de reputação, mas também ele obtiver -20, não significará que ele tenha -5 no total. Seu total de reputação será +15/-20, o que significa que suas ações negativas superam suas ações positivas. Logo o personagem será reconhecido com uma reputação negativa predominante.
Todas as pessoas puxam para um lado ou para outro, em maior ou menor grau. A única forma de corrigir os erros do passado seria acumular uma quantidade substancial de ações positivas que anulem as ações negativas (e vice-versa).
Obtendo Reputação
Existe uma série de ações que podem fornecer determinada reputação e que, nem sempre, uma ação que parece negativa, irá pontuar para tal. Primeiro faz-se necessário conceber que a reputação é a visão pública de um personagem, logo ela é gerada por coisas públicas. Por exemplo, ser citado em matérias, realizar coisas publicamente e assim sucessivamente. Da mesma forma que cometer boas ações ou ações más, escondido não irá gerar nenhum ponto de reputação.
Obs: DIY/missões onde há a obtenção de cargos e/ou habilidades/maldições, não geram pontos de reputação nem de fama.
É necessário imaginar que a reputação seja como uma barra e, essa barra irá, pender para um lado ou para o outro, mesmo na neutralidade.
Logo, a reputação é como o personagem é visto e enxergado através dos olhos das outras pessoas. O que depende exclusivamente das ações tomadas pelo personagem, independentemente de tais ações serem compatíveis com a mentalidade do personagem ou não. Por exemplo, Tom Riddle em Hogwarts facilmente teria uma reputação positiva, sendo aluno, modelo e monitor, mesmo que em sua mente estivesse manipulando todos a sua volta e estabelecendo apenas conexões. Em tal situação destaca-se que, mesmo em tal época, Dumbledore já nutria desconfianças por Tom Riddle. Ou seja, independente da reputação de um personagem, é possível nutrir sentimentos próprios em relação a ele, desde que seja algo baseado em game-on. Logo, seria considerado meta-game se um personagem desgostasse de outro, apenas por conta dos pensamentos e desejos que o personagem expressa mentalmente em seus posts e não houvesse meios de ter acesso a tais pensamentos.
Todo personagem inicia com a reputação igual a +0 / -0, concebida como a reputação verdadeiramente neutra.
Os valores irão acumular constantemente, se um personagem obtiver +15 de reputação, mas também ele obtiver -20, não significará que ele tenha -5 no total. Seu total de reputação será +15/-20, o que significa que suas ações negativas superam suas ações positivas. Logo o personagem será reconhecido com uma reputação negativa predominante.
Todas as pessoas puxam para um lado ou para outro, em maior ou menor grau. A única forma de corrigir os erros do passado seria acumular uma quantidade substancial de ações positivas que anulem as ações negativas (e vice-versa).
Existe uma série de ações que podem fornecer determinada reputação e que, nem sempre, uma ação que parece negativa, irá pontuar para tal. Primeiro faz-se necessário conceber que a reputação é a visão pública de um personagem, logo ela é gerada por coisas públicas. Por exemplo, ser citado em matérias, realizar coisas publicamente e assim sucessivamente. Da mesma forma que cometer boas ações ou ações más, escondido não irá gerar nenhum ponto de reputação.
Negativa: assassinatos, sequestros, roubos, torturas, agressões, compra e venda no mercado ilegal, uso de magia proibida, violação das regras da sociedade, consumo ou venda de substâncias ilegais, etc.
Positiva: prisão de criminosos, proteção de civis, prevenção de crimes (sejam menores ou maiores), etc.
Estes são alguns exemplos e existem milhares de ações que podem fazer com que seu personagem ganhe ou perca reputação.
Obs: DIY/missões onde há a obtenção de cargos e/ou habilidades/maldições, não geram pontos de reputação nem de fama.
— Draco Dormiens Nunquam Titillandus —
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Fama
A fama de um personagem está relacionada diretamente com o quão conhecido ele é dentro da comunidade ou internacionalmente. Significando que aquele personagem é conhecido e amplamente citado e/ou falado. Existem cinco graus de fama, sendo que para se tornar conhecido por todos é necessário passar por cada.
Grau 1. O primeiro grau é o tipo de popularidade que o torna conhecido entre as pessoas com quem você convive regularmente, mesmo que seja em níveis de bom dia. Ainda não é suficiente para que você seja conhecido por mais pessoas do trabalho ou escola, por exemplo. É apenas o início da popularidade.
Grau 2. O segundo grau o torna conhecido por pessoas que não te conhecem, mas que continuam relacionadas em algum grau as pessoas que têm contato com você. Você se torna conhecido no seu trabalho/escola, por exemplo. Mas pessoas fora daquele espaço dificilmente irão conhecê-lo.
Grau 3. O terceiro grau já o torna mais conhecido, não só dentro do local onde você está inserido, mas na comunidade local. Você passa a ser conhecido nas proximidades, por exemplo. Mas ainda não é algo ao nível de se tornar conhecido em diversas localidades ou em todo o país.
Grau 4. O quarto grau o torna conhecido em outras localidades também, não apenas onde você está inserido. Você é conhecido por todo o país.
Grau 5. O quinto e último grau confere ao indivíduo destaque mundial.
Entendendo a Fama
A fama consiste em pontos e, cada grau, apresenta pontuações e cada player poderá obtê-las mediante postagens. Porém, não são todas as postagens que irão gerar pontos de fama para um jogador.
Às regras para a obtenção são: as ações deverão ocorrer em público, ou serem destinadas ao público. Por exemplo: lançar um livro, participar de um torneio de duelos e entre outros. Ações feitas em sigilo ou sem autor aparente não são capazes de gerar pontos de fama individuais, porém se determinada ação foi feita em nome de um grupo e/ou entidade, a mesma pode ganhar pontos de fama.
Os pontos gerados por uma ação são variados, sendo distribuídos conforme a ação. Quando Harry Potter conseguiu derrotar Voldemort, ainda bebê, seu nível de fama subiu para o quarto grau. Já George e Fred, devido a todas as travessuras e brincadeiras, antes de abrirem a loja apresentavam um grau de fama igual a dois. Ou seja, se fosse no RPG o Harry teria fama grau 4 com apenas uma única postagem, enquanto George e Fred teriam fama grau 2 com várias postagens, pois seus feitos são diferentes.
É possível solicitar a avaliação para ganho de fama, já que a staff pode não ler todas as postagens e desenvolvimentos ocorridos.
A fama de um personagem irá decair com inatividade. Cada mês inativo irá resultar em -50 pontos. Até que o personagem seja desconhecido novamente.
Evolução e Pontos
Todos os jogadores iniciam no grau 0, ou seja, como desconhecidos. E, para subir para o grau 1 são necessários 100 pontos ao todo. Até atingir os 100 pontos e subir para o grau 1, a fama do personagem permanece como desconhecido. Mudando apenas ao atingir o grau seguinte.
Grau 0 — de 0 a 100 pontos
Grau 1 — de 0 a 220 pontos
Grau 2 — de 0 a 350 pontos
Grau 3 — de 0 a 470 pontos
Grau 4 — de 0 a 600 pontos
Grau 5 — de 600 a 600 pontos (completo)
A quantidade de pontos obtidos por postagem é variado, já que é a staff quem irá determinar, conforme a situação. Assim como a reputação será atribuída conforme as ações realizadas pelo personagem.
Alcunha
A alcunha, ou apelido, pode influenciar a reputação e a fama de uma pessoa, transmitindo uma imagem positiva ou negativa, dependendo do significado ou associações culturais relacionadas ao apelido.
A maneira como a alcunha é usada e recebida pelas pessoas ao redor do invidíduo também pode afetar sua reputação. Se o apelido é usado de forma respeitosa e positiva pelos colegas, pode reforçar uma reputação favorável. No entanto, se for usado de maneira depreciativa ou associado a estereótipos negativos, pode prejudicar a reputação e a fama de alguém.
Em Wandless, a alcunha é adquirida quando o personagem atinge o grau 4 de fama. Nesse ponto, a Staff entra em contato com o jogador para que ele escolha a alcunha de seu personagem, a qual refletirá seus feitos dentro da trama do fórum.
Obs: DIY/missões onde há a obtenção de cargos e/ou habilidades/maldições, não geram pontos de reputação nem de fama.
A fama consiste em pontos e, cada grau, apresenta pontuações e cada player poderá obtê-las mediante postagens. Porém, não são todas as postagens que irão gerar pontos de fama para um jogador.
Às regras para a obtenção são: as ações deverão ocorrer em público, ou serem destinadas ao público. Por exemplo: lançar um livro, participar de um torneio de duelos e entre outros. Ações feitas em sigilo ou sem autor aparente não são capazes de gerar pontos de fama individuais, porém se determinada ação foi feita em nome de um grupo e/ou entidade, a mesma pode ganhar pontos de fama.
Os pontos gerados por uma ação são variados, sendo distribuídos conforme a ação. Quando Harry Potter conseguiu derrotar Voldemort, ainda bebê, seu nível de fama subiu para o quarto grau. Já George e Fred, devido a todas as travessuras e brincadeiras, antes de abrirem a loja apresentavam um grau de fama igual a dois. Ou seja, se fosse no RPG o Harry teria fama grau 4 com apenas uma única postagem, enquanto George e Fred teriam fama grau 2 com várias postagens, pois seus feitos são diferentes.
É possível solicitar a avaliação para ganho de fama, já que a staff pode não ler todas as postagens e desenvolvimentos ocorridos.
A fama de um personagem irá decair com inatividade. Cada mês inativo irá resultar em -50 pontos. Até que o personagem seja desconhecido novamente.
Todos os jogadores iniciam no grau 0, ou seja, como desconhecidos. E, para subir para o grau 1 são necessários 100 pontos ao todo. Até atingir os 100 pontos e subir para o grau 1, a fama do personagem permanece como desconhecido. Mudando apenas ao atingir o grau seguinte.
A quantidade de pontos obtidos por postagem é variado, já que é a staff quem irá determinar, conforme a situação. Assim como a reputação será atribuída conforme as ações realizadas pelo personagem.
A alcunha, ou apelido, pode influenciar a reputação e a fama de uma pessoa, transmitindo uma imagem positiva ou negativa, dependendo do significado ou associações culturais relacionadas ao apelido.
A maneira como a alcunha é usada e recebida pelas pessoas ao redor do invidíduo também pode afetar sua reputação. Se o apelido é usado de forma respeitosa e positiva pelos colegas, pode reforçar uma reputação favorável. No entanto, se for usado de maneira depreciativa ou associado a estereótipos negativos, pode prejudicar a reputação e a fama de alguém.
Em Wandless, a alcunha é adquirida quando o personagem atinge o grau 4 de fama. Nesse ponto, a Staff entra em contato com o jogador para que ele escolha a alcunha de seu personagem, a qual refletirá seus feitos dentro da trama do fórum.
Obs: DIY/missões onde há a obtenção de cargos e/ou habilidades/maldições, não geram pontos de reputação nem de fama.
— Draco Dormiens Nunquam Titillandus —
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